quarta-feira, 16 de julho de 2014

quarta-feira, 16 de julho de 2014

férias com o coração (I)

Este ano voltei a repetir a opção ilha/mar. Um destino escolhido com o coração, de sonhos antigos, de família e de amor.
Os Açores são um destino de natureza, de aventura, em que nos sentimos pequenos e privilegiados, esmagados pelas paisagens, rendidos aos encantos maiores e mais inesperados, foram um destino escolhido, uma meta, o abraço e a gargalhada durante três semanas deliciosas.
Mas é um destino caro, acautelem-se. A história do vá para fora cá dentro, quando toca aos Açores tem que ser pensada como investimento, porque não é um destino de massas e que não quer (sabe) ser. Ainda assim, posso garantir, vale cada tostão, mas é preciso ir preparado para tudo. Eu, por via das dúvidas, levei as sapatilhas de correr para conhecer tudo à minha maneira, e aconselho.
Com três semanas de férias o plano foi aproveitar ao máximo. A primeira fase foi Porto - Terceira, onde cheguei a tempo do S. João e fiquei três dias. Na Terceira chamam-se S. Joaninas e duram 11 dias, dá para acreditar? A cidade veste-se e mobiliza-se a sério, os bairros aperaltam-se, saem à rua num desfile que dura horas e horas e é super animado. A não perder:

Angra do Heroísmo em festa, é S. João

Monte Brasil - um trilho de 7km, lindo, íngreme, e de perder o ar! Conhecemos um senhor atleta que fazia "só o meu treino diário de 20km"e que nos ajudou com o percurso dando óptimas dicas. Eu, que me sentia uma heroína por me levantar cedo para correr nas férias, fiquei logo sem moral!!!
Bambis bebés no Monte Brasil, dá para acreditar?
observatório de baleias (eu não vi nenhuma, claro!) e o mar até perder de vista a lembrar-nos que ele é dono e senhor
Algar do Carvão - o que é? Chaminé vulcânica que não abateu após a erupção, só há duas no mundo possíveis de visitar, e esta é nossa. Entrar na cratera de um vulcão dá um frio na barriga estranho, até que a beleza fala mais alto e arrepia - a não perder!
O que não perder na Terceira? 
  • Restaurantes como Qb, BeiraMar, Quinta dos Açores, Café do queijo Vaquinha, Tasca das tias, etc.. A Terceira ganha o prémio  "melhor ilha para comer".
  • Gruta do Natal e furnas de enxofre.
  • Praia da Vitória, porque com o tempo terão saudades de por os pés na areia.
  • Biscoitos (é um sitio!) e as suas piscinas naturais, aproveitar e matar saudades dos mergulhos no mar.


Sem comentários:

Enviar um comentário